A campanha Novembro Azul é uma ocasião importante para ser trabalhada nas organizações. Isso ajuda a incentivar os colaboradores homens a voltar sua atenção para a prevenção e o tratamento do câncer de próstata.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, estimam-se 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022. Por isso, homens com idade a partir dos 50 anos (ou 45, se houver casos de câncer na família) devem procurar um proctologista periodicamente para realizar os exames preventivos, fundamentais para que a doença não seja descoberta em estado avançado.

Além disso, outro ponto importante de ser discutido nas empresas é desmistificar o preconceito em torno do exame do toque retal, que é indolor, rápido e a forma mais eficaz de preservar a saúde dos homens nestes casos. Isso porque, se diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem 90% de chances de cura.

Então, por que trabalhar o Novembro Azul nas empresas?

Preocupação com os colaboradores

Quando a empresa demonstra preocupação com a saúde do colaborador, ele entende que o trabalho prestado está sendo valorizado. Por isso, oferecer condições de bem-estar físico e mental é uma maneira de reconhecer a importância do funcionário e ainda estimular o apreço pelo local de trabalho.

Ambiente de bem-estar

Pessoas que trabalham satisfeitas com o ambiente ocupacional também tendem a ter maior performance e são mais engajadas com as ações corporativas. Ou seja, o benefício é para a saúde do trabalhador e para a produtividade da empresa.

Cultura organizacional 

A imagem da empresa diante dos olhos do colaborador ainda é uma preocupação de organizações sérias. Por isso, campanhas de saúde pública, como o Novembro Azul, ajudam a reforçar os princípios que formam a identidade da empresa.

Ideias de ações para praticar o Novembro Azul nas empresas

Já que você sabe da importância de realizar ações de Novembro Azul nas empresas, vamos compartilhar ideias para colocar em prática!

1 – Distribua cartilhas (impressas ou por e-mail) com informações básicas sobre o câncer de próstata e a saúde do homem.

2 – Convide um profissional da área da saúde para falar sobre a doença aos colaboradores. Porém, se não for possível presencialmente para evitar aglomerações, faça por videoconferência.

3 – Promova um “Dia azul”, em que todos os colaboradores vão trabalhar usando uma peça de roupa azul. Também tire fotos e poste nas mídias sociais da organização.

Saiba mais sobre Novembro Azul nas empresas

Me siga nas redes sociais para saber mais sobre o assunto: InstagramFacebookLikedIn e YouTube. Em caso de dúvidas, entre em contato comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *