É muito importante que tanto empresas quanto trabalhadores prestem atenção à ergonomia no home office. Inclusive, à medida que o trabalho remoto tem sido mais utilizado, também cresceu o número de ações judiciais trabalhistas que envolvem este formato. É o que diz o Termômetro da Covid-19, plataforma mantida pela ConJur, Finted e DataLawyer Insights.
Segundo a pesquisa, há reclamações sobre jornadas exageradas de trabalho, controles invasivos à privacidade dos trabalhadores, condições inadequadas de trabalho, entre outras. Para piorar a situação, ainda falta regulamentação mínima necessária para esta modalidade de trabalho.
Desta forma, é preciso ficar atento à ergonomia do ambiente de trabalho em home office. Negligenciar a saúde ocupacional pode levar os trabalhadores a adquirir diversos problemas de saúde, sendo que os mais famosos são as doenças osteomusculares, como dores nas costas, bursites e tendinites. Além disso, estresse e ansiedade podem desencadear cefaleia e outras manifestações físicas.
Confira três dicas de ergonomia que vão te ajudar a ser mais produtivo e saudável durante o trabalho em home office:
Ergonomia física
Inevitavelmente, você poderá ser afetado pelo movimento natural da casa. Então, é preciso escolher um local sem uso, que não esteja no meio da passagem para outros cômodos e que ofereça privacidade e isolamento acústico. Também fique atento a:
- Iluminação adequada, longe de reflexos de tela (500 lux conforme NHO-11);
- Circulação agradável de ar (natural ou artificial);
- Posicionamento adequado de mesa e cadeira;
- Posição do monitor ou notebook (deve estar entre 50 cm a 70 cm da distância dos olhos, com ângulo de visão da tela deve de 10° a 20°);
- Boa postura, com pescoço alinhado, coluna reta, antebraços apoiados, cotovelos próximos ao tronco e espaçamento entre as pernas.
Ergonomia organizacional
É muito comum que as pessoas tenham problemas com distrações durante o trabalho em home office. Mas é importante manter o foco, a organização e a disciplina. Faz parte da ergonomia organizacional proporcionar:
- Uma rotina de horário de trabalho;
- Organização do local de trabalho;
- Pausas para alongamento, ir ao banheiro e beber água;
- Reuniões virtuais para esclarecimento de dúvidas.
Além disso, deve-se ter cuidado com suas necessidades básicas: rotinas regulares de sono, alimentação balanceada e descanso sempre que possível. Também não esqueça que, no horário de descanso, é bom fazer atividades que lhe deem prazer e ânimo.
Ergonomia cognitiva
O estresse e o acúmulo de informações atrapalham muito a produtividade do colaborador. É nesse sentido que entra a ergonomia cognitiva, por isso:
- Oriente sua família de que estará em horário de trabalho;
- Evite interferências das redes sociais;
- Use roupas confortáveis de trabalho, mas evite usar pijamas no horário de expediente;
- Tenha cuidado com assuntos sigilosos da empresa;
- Não tente fazer várias atividades ao mesmo tempo.
Seguindo as dicas, será possível continuar executando as atividades com excelência. Por fim, é preciso fazer o cérebro entender que é hora de trabalho, e não de relaxamento ou férias.
NR-17
A norma regulamentadora nº 17 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) tem como objetivo estabelecer os parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.
Ou seja, os itens normativos visam a proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente aos trabalhadores. Como consequência, evitam-se os problemas ocasionados por condições inadequadas do ambiente de trabalho.
Mas como a norma foi criada em 1990, e a realidade do trabalho mudou com o passar dos anos, ela também está sendo revisada por um grupo de especialistas e deve ser atualizada em breve!
Saiba mais sobre medicina do trabalho
Não sabe como estabelecer protocolos de boas práticas de home office? Conte com a Ziviti para ajudar a melhorar a qualidade de vida dos colaboradores da sua organização.
Nos siga nas redes sociais para saber mais sobre o assunto: Instagram, Facebook, LikedIn e YouTube. Em caso de dúvidas, entre em contato!