A ergonomia é estabelecida pela NR-17 e tem como objetivo garantir parâmetros para uma boa condição de trabalho. Inclusive, a boa qualidade de vida no ambiente ocupacional deixou de ser um diferencial para se tornar uma exigência: mais de 50% dos profissionais valorizam a qualidade de vida na hora de considerar uma oferta de emprego, segundo a Pesquisa Catho de 2014.

“Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelecido na própria Norma Regulamentadora.” – NR-17, item 17.1.2

Por sua vez, o objetivo da ergonomia é adaptar o ambiente ocupacional para gerar bem-estar e produtividade para o colaborador, além de evitar Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), causados por riscos como:

Ergonomia no home office

Pelo fato de estar trabalhando em casa, muitas pessoas acabam exercendo suas atividades em qualquer lugar, como na cama, sofá, se adaptam na mesa da sala ou da cozinha, que podem ser baixas ou altas demais.

Para a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o modelo de home office apresenta o problema da falta de aplicação dos princípios de prevenção da Saúde e Segurança do Trabalho. Como consequência, não há controle da própria legislação ou das Normas Regulamentadoras, já que existe uma dificuldade natural de supervisionar os ambientes de trabalho na residência do colaborador.

Então, como cuidar da saúde dos trabalhadores em home office?

Nesse sentido, o tema é uma demanda importante para os profissionais de SST. Inclusive, o Relatório da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA), intitulado “Prospectiva sobre riscos de saúde e segurança ocupacionais novos e emergentes associados à digitalização até 2025“, ressalta a necessidade de desenvolver e estabelecer ações para uma ergonomia do trabalho em home office.

Sendo assim, é obrigação do empregador conscientizar e incentivar os seus colaboradores a adotarem boas práticas de ergonomia no home office. É importante que os profissionais da área de Segurança e Saúde Ocupacional definam um manual com as práticas. Além disso, desenvolvam e comuniquem um procedimento de avaliação ergonômica para os colaboradores que estão no regime de home office.

Mais sobre SST

Por fim, a Ziviti participou dos Grupos Técnicos das atualizações das NRs. Por isso, desenvolvemos um ebook com as principais alterações das normas NR-1, NR-7, NR-9 e NR-18. Para baixar o material, basta clicar no link

Quer saber mais? Entre em contato e siga nas redes sociais (FacebookInstagramYoutubeLinkedin)!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *