Entenda como estabelecer critérios de probabilidade e severidade na classificação do nível de riscos ocupacionais.

Os danos causados por acidentes e doenças ocupacionais podem levar a prejuízos na vida do trabalhador, multas e indenizações às organizações e até a queda na credibilidade da imagem institucional. 

Um dos passos para evitar que os danos aconteçam é a identificação e a definição dos critérios de probabilidade e severidade para classificar o nível dos riscos ocupacionais. Assim, a probabilidade pode ocorrer como baixa, média, alta ou muito alta. Da mesma forma, a gradação da severidade pode ser insignificante, moderada, grave ou muito grave.

A classificação deve ser esclarecida de forma clara no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), com a intenção de tirar a subjetividade da ação. Desta forma, o responsável pelo PGR deve fazer uma análise detalhada e minuciosa para determinar o nível de risco e gerar ações que evitem ou reduzam as possibilidades de prejudicar a saúde do colaborador.

Portanto, a primeira ação a ser tomada é avaliar o cenário de forma geral, observar e pontuar os perigos que determinada atividade pode gerar, com total atenção para avaliar a atividade propriamente dita e o ambiente em que ela está inserida.

Análise quantitativa e qualitativa

Aliás, por exemplo, uma análise quantitativa avalia os riscos ocupacionais presentes e mensura agentes físicos . Esses critérios podem ser usados para cruzamentos entre severidade e probabilidade e determinação do nível de risco. 

Por exemplo, um trabalhador exposto a um ruído de 85,1 dB (A) tem probabilidade menor de causar Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonoros Elevados (PAINPSE) que uma pessoa exposta a um ruído de 90 dB (A). Do mesmo modo, a severidade da doença será variada nos dois casos. Do cruzamento dessas informações, temos o nível de risco.

No entanto, quando falamos em avaliações qualitativas, como é o caso das questões ergonômicas, é preciso registrar e identificar com um critério mais diferenciado para ser possível desenvolver ações de segurança e saúde mais assertivas.

Mais sobre critérios de análise dos riscos ocupacionais

Quer saber mais sobre os critérios de análise dos riscos ocupacionais? Me siga nas redes sociais para saber mais sobre o assunto: InstagramFacebookLikedIn e YouTube. Em caso de dúvidas, entre em contato comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *