Entenda a importância da assistência técnica de perícia para empresas e trabalhadores.
Quando o trabalhador é exposto a situações que causam algum prejuízo a sua segurança e saúde, ele pode solicitar a apuração de insalubridade e periculosidade.
A verificação é feita pelo perito nomeado pelo juiz, de acordo com o que diz no Código de Processo Civil (Capítulo XII), cujo trabalho deve envolver o estabelecimento e interpretação dos fatos e comprovação das evidências.
No entanto, a empresa também pode contratar um perito, neste caso chamado de assistente técnico. Este profissional irá verificar se a atividade do trabalhador está enquadrada nas NR’s 15 e 16 e se tem o direito de receber os referidos adicionais.
Para a elaboração do laudo, perito e assistente técnico deverão fazer uma visita à empresa e colher as informações necessárias para servir como provas pertinentes ao caso. Ao fim, o perito deve responder às perguntas das partes, que são chamados de quesitos.
Por sua vez, essas perguntas não são sempre as mesmas, pois devem ser formuladas de acordo com o processo. Por isso a necessidade de ter um serviço de assistência técnica especializado e particular.
Já o laudo ergonômico é um documento expedido por um perito para atestar as condições ergonômicas de alguma atividade específica da organização. Assim, seu objetivo é estabelecer os parâmetros para a adaptação das condições de trabalho, permitindo documentar e sistematizar a realização desta atividade em questão. Então, a empresa pode garantir segurança jurídica e operacional.
Ao longo destes mais de 10 anos de experiência, a Ziviti conseguiu se especializar em um nível que proporcionou um modelo de atuação único no mercado brasileiro.
Desse modo, conseguimos garantir que todos os aspectos fundamentais para a concretização de uma defesa eficiente sejam abordados na produção da prova pericial justa.
Quer saber mais? Entre em contato e siga nas redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin)!